Nascido em 1868 e falecido em 1957, Gichin Funakoshi se eternizou mundialmente por ter criado o estilo de Karate Shotokan. O destaque no Karate feito por Funakoshi não é de criador, mas sim de um representante desta arte marcial nipônica, fortalecendo-a politicamente, inclusive em Tóquio, e tornando-a apta a seguir princípios filosóficos e éticos que a fezem reconhecida mundialmente.
Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, a capital real de Okinawa, possivelmente em novembro de 1868. O ano oficial de seu registro de nascimento é 1870. Porém, em sua autobiografia, Funakoshi conta que alterou o seu ano de nascimento para que tivesse acesso a um exame que exigia maioridade. No seu túmulo consta o ano de 1870.
Funakoshi foi criado inicialmente pelos avós. Sendo que desde cedo seu avô lhe ensinou os clássicos chineses. Ainda jovem ele foi obrigado a desistir de uma vaga como aluno na Faculdade de Medicina de Tóquio. Em 1888 Funakoshi aceitou um posto como professor em Okinawa. Ele viveu os trinta anos seguintes em Shuri e Naha (a nova capital de Okinawa), ministrando aulas e treinando Karate.
O início do Karate para Funakoshi se deu quando tinha 11 anos de idade, por intermédio de um amigo que era filho do mestre Yasutsune Azato. Porém alguns estudiosos afirmam que Funakoshi somente deu início aos seus treinamento quando tinha 20 anos de idade e que seu primeiro professor foi Taitei Kinjo(1837-1917), que tinha o apelido de “punho de ferro”, devido a sua habilidade em matar um boi com um único soco. O mestre Kinjo era muito mal educado e por isso Funakoshi ficou pouco tempo treinando com ele. Graças a este fato Funakoshi passou a treinar com a orientação de Azato.
O outro professor de Funakoshi foi o mestre Yasutsune Itosu, nascido em 1831 e falecido em 1916, que tinha muita reputação pelo fato de ter sido um alto funcionário do governo. Itosu aposentou-se em 1885 e passou a ministrar aulas em sua casa para seletos alunos. Itosu era de estatura média e tinha um peito em formato de barril, possuindo ainda um corpo muito duro, igual a um granito, e uma grande força nos braços. Itosu era muito amigo de Azato. Itosu conseguia esmagar uma grossa haste de bambu com sua pegada. Durante dez anos de treinamento Funakoshi conseguiu, com Itosu, dominar com perfeição três kata básicos.
Funakoshi também treinou com o mestre de Azato e Itosu, o Sokon Matsumura (1809-1901), que era conhecido como o “Miyamoto Musashi de Okinawa”, que se tornou célebre porque tinha servido a vários reis de Okinawa como instrutor da côrte e chefe dos guardas-costas. Matsumura era uma lenda viva naquela época em Okinawa em relação às artes marciais.
Funakoshi treinou com vários outros mestres em Okinawa, sendo o de maior destaque o Kanryo Higaonna (1853-1917), que também se pronuncia “Toonno”.
Em 1901 ou 1902 Funakoshi fez uma demonstração para Ogawa, levando o Karate a ser incluído no currículo de educação física das escolas de Okinawa. A partir de 1906 demonstrações públicas de Karate se tornaram comuns em Okinawa comandadas por Funakoshi, objetivando divulgar o Karate.
Em 1917 Funakoshi demonstrou o Karate de Okinawa no Butoku-den, o grande pavilhão das artes marciais de Kyoto, sendo esta a primeira demonstração oficial de Karate fora de Okinawa. Em 1921 Funakoshi se afastou do seu cargo como professor em Okinawa. Ainda em maio de 1921 o príncipe herdeiro Hirohito, ao retornar de uma viagem da Europa, parou em Okinawa e assistiu a uma demonstração realizada por Funakoshi e seus alunos. Este príncipe adorou a demonstração marcial.
Após se afastar do ensino em Okinawa, Funakoshi passou a se envolver com associações culturais para divulgar a cultura de Okinawa e o Karate. Em maio de 1922 o Ministério da Educação do Japão estava promovendo uma Exposição Atlética Nacional em Tóquio, e nesta tinha demonstrações de artes marciais. Funakoshi foi o escolhido para ir até Tóquio fazer uma apresentação, representando Okinawa. Esta demonstração seguida de palestra proferida por Funakoshi em Tóquio foi um sucesso total. Jigoro Kano, fundador do Judo, estava presente neste momento histórico e ficou muito impressionado com o que viu e ouviu sobre Karate por intermédio de Funakoshi, e acabou convidando-o para ministrar aulas de Karate no Kodokan. Funakoshi, durante algum tempo, ministrou aulas no Kodokan, mas depois desistiu. Após deixar de ministrar aulas no Kodokan, Funakoshi resolveu fixar residência em Tóquio e ensinar Karate sendo apoiado por algumas pessoas influentes de Okinawa, inclusive alguns membros da família real Sho, que estavam exilados em Tóquio devido à abolição da monarquia de Okinawa, acontecida em 1879.
No começo Funakoshi ministrou aulas no Meisei Juku, em Suidotaba, que era um alojamento para estudantes de Okinawa. Foi um início muito difícil. Apesar das dificuldades conseguiu em 1922 publicar um livro sobre o Karate, intitulado como Ryukyu Kempo-Karate.
De forma paulatina, enfrentando muitas dificuldades, inclusive os ter
grandes mestres das artes marciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário