domingo, 29 de maio de 2011

Morihei Ueshiba


Ao tecermos comentários sobre Morihei Ueshiba estamos escrevendo sobre uma lenda marcial. A criação do Aikido pelo “O Sensei”, como ele é conhecido mundialmente, não se caracterizou pelo surgimento de uma arte marcial somente, mas sim, uma nova visão de vida onde os padrões psicobioespirituais (corpo, mente e espírito) se juntam em um mecanismo marcial envolto em concepções ontológicas que transcendem a parte somática.
Morihei Ueshiba nasceu no Japão em 1883, cresceu na cidade de Tanabe, prefeitura de Watayama. Apesar de não existirem samurai no Japão no período em que nasceu, Ueshiba herdou dos seus antepassados um grande amor pelas artes marciais e desde cedo passou a se dedicar aos treinos marciais.
O Mestre Morihei, mesmo com a saúde frágil e o corpo franzino, desde cedo tinha um raciocínio muito rápido e gostava muito de ler. Devido a sua mente inquieta e sua percepção aguçada, deixou os estudos tradicionais muito cedo para estudar budismo em um templo, em caráter informal, conhecendo os ritos e cantos com fluência.
Morihei Ueshiba começou a trabalhar muito jovem, porém por não se adaptar aos empregos que havia em sua cidade, foi obrigado pelo seu pai em 1901 a viajar para Tóquio buscando uma ocupação melhor. Já em Tóquio se deu bem como comerciante e iniciou a prática formal das artes marciais. Retornou à Tanabe algum tempo depois e se casou com uma parente de nome Hatsuo Itogawa. Preparando-se ainda neste período para se alistar no exército.
No primeiro exame que Ueshiba fez para entrar no exército foi reprovado, conseguindo aprovação apenas no segundo exame. Foi para a Guerra. Após ser aprovado no exército ele foi para um regimento de infantaria em Wakayama. Ueshiba se destacou na vida militar e teve muito sucessos nas movimentações de guerras das quais participou, porém ao deixar o exército declarou que as guerras são terríveis e é algo que não gostaria mais de participar.
Após deixar o exército, Ueshiba passou a se dedicar ao desenvolvimento físico, condicionando seu corpo por meio de severas atividades somáticas. Treinando também muitos estilos marciais, viajando para várias cidades do Japão, a procura de mestres marciais que o treinassem e ensinassem novas técnicas. No Japão, foi um dos maiores conhecedores de artes marciais.
Durante esta peregrinação pelo Japão em eterno treinamento marcial, Morihei Ueshiba, começou a questionar o valor bélico das artes marciais e ao mesmo tempo burilar o seu espírito sobre a importância do uso do Ki na marcialidade. Dentro desta caminhada psicobioespiritual vivida por Ueshiba, existiram experimentações vivenciais para a futura criação do Aikido. Incluindo a colocação do Do, que tem como princípio maior o “Caminho Espiritual” e as meditações que Ueshiba fazia com a finalidade de obter respeito por todas as coisas existentes no universo.
Durante este processo de busca Ueshiba passou por várias experiências que o ajudaram a desenvolver sua liderança e visão espiritualista. Colocando as artes marciais dentro de uma visão panteísta, onde Deus se encontra em tudo e em todos, inclusive na natureza. Entre seus feitos durante este seu processo evolutivo foi eleito Membro do Conselho da Vila Kamiyubetsu em Shirataki.
Ueshiba se tornou aluno marcial de Sokaku Takeda e a ele dedicava grande deferência e res­peito. Apesar do temperamento muito difícil do Mestre Sokaku Takeda, mesmo assim Ueshiba o considerava muito. Com este mestre, Ueshiba aprendeu as técnicas marciais do Aiki Jujutsu Daytoryu que muito o ajudaram na criação do Aikido.
Em 1919, ao receber a notícia que seu pai estava doente, Ueshiba resolveu ir vê-lo. Durante sua caminhada para rever seu pai enfermo soube da existência do Reverendo Wanisaburo (ou Onisaburo) Deguchi, líder espiritual da Omoto-Kyo, uma nova religião. Foi então até Ayabe, prefeitura de Kyoto, onde se encontrava a Igreja Central do Omoto-Kyo, para fazer orações para a melhora da saúde de seu pai. Infelizmente ao chegar a Tanabe seu pai já havia falecido deixando-o extremamente abalado e o levando a querer se dedicar mais aos estudos espiritualistas e ao pleno desenvolvimento marcial.
Através dos múltiplos conhecimentos adquiridos, aliados aos vários treinamentos marciais Morihei Ueshiba criou o Aikido, que representa um legado marcial, de cunho espiritualista, nascido no Japão, que é conhecido e respeitado mundialmente.
Mestre Morihei Ueshiba faleceu em 26 de abril de 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário