Mitsuyo Maeda também conhecido como “Conde Coma”, nasceu na aldeia de Funazawa, cidade de Hirosaki, no Japão, em 18 de novembro de 1880 e faleceu em Belém, no Brasil, em 28 de novembro de 1941. Obteve nacionalidade brasileira com o nome de Otávio Mitsuyo Maeda.
A história do Conde Coma se confunde com o nascimento do Jiu Jitsu no Brasil, por seu pioneirismo no Jiu Jitsu e no Judo do Brasil. Em 1894, entrou na Waseda University, em Tóquio, e um ano depois passou a treinar Judo no Kodokan, sendo aluno direto de Tsunejiro Tomita, 4ºdan. Maeda iniciou sua trajetória nas artes marciais com o Sumo, mas devido a sua baixa altura (1,60m) e seu pouco peso (70kg) teve seu desenvolvimento comprometido para este estilo marcial.
Maeda era um excelente lutador e ficou famoso como “o homem das mil lutas”. Em 1904, após ter ganhado diversas lutas em campeonatos, abandonou os campeonatos, tornando-se uma lenda dentro do Judo, na sua época, no Japão.
Em 1904, Maeda foi para os Estados Unidos da América, pois o presidente Roosevelt queria ter em seu país as fundamentações marciais do Judo. O primeiro lugar onde Maeda se apresentou, ao lado de Tsunejiro Tomita, foi na Academia do Exército Norte-Americano em West Point. Durante outra demonstração de luta nos EUA, Maeda estava, como sempre, acompanhado de Tomita, que inclusive era o seu instrutor. Nesta oportunidade eles iniciaram com um Kata, mas o público não entendeu, então, um lutador de luta livre que se encontrava na platéia os desafiou para um combate real e Maeda começou a lutar, contudo com alguma dificuldade acabou derrotando-o. Esta derrota criou uma revolta entre os presentes e o público exigiu que Tomita também lutasse com um desafiante, já que era o mestre marcial de Maeda, que se mostrou excelente lutador. Tomita já tinha uma idade avançada e estava fora de forma, mas mesmo nessas condições desfavoráveis aceitou o confronto e foi facilmente derrotado.
Posteriormente Maeda começou a se dedicar aos desafios de lutas e sagrou-se vencedor na maioria deles. Lutando na América, Europa e muitos países do mundo.
Em 1913, após passar pelo México e por Cuba, Maeda chegou ao Brasil. Inicialmente aportou em Santos/ SP, e depois de passar por várias cidades brasileiras, se fixou definitivamente em Belém, capital do Pará. Ele se apaixonou pelo Brasil, em especial pela cidade de Belém, onde ensinou a Carlos Gracie, possibilitando os primeiros passos deste grande mestre, que pouco tempo depois, junto com toda sua família, se tornariam estrelas mundialmente famosas das artes marciais.
Livro grandes mestres das artes marciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário