sexta-feira, 22 de abril de 2011

Nito


Nas artes da espada japonesa, um dos aspectos mais discutidos e menos compreendidos pela maioria é o uso de duas espadas, ou Nito. Tão grande quanto a fama desta técnica é a polêmica que a rodeia. Grande parte da mística em torno do Nito, se deve à figura de Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai de todos os tempos. Musashi venceu mais de 60 duelos em sua vida, nunca sendo derrotado. Musashi desenvolveu um estilo de Kenjutsu que ficou famoso por possuir técnicas com duas espadas, o Niten Ichi Ryu. Existem relatos quase míticos sobre os duelos em que Musashi utilizou duas espadas, sendo o mais famoso o duelo contra a academia Yoshioka, onde Musashi lutou sozinho contra quase 100 oponentes, matando seu lider e saindo vivo, matando os adversários que se punham em seu caminho. No final de sua vida, Musashi deixou toda sua estratégia como um legado para as futuras gerações na forma de um livro, o Go Rin No Sho. Editado com enorme sucesso na Europa e Américas durante os anos 80, este livro se tornou uma espécie de manual para executivos. Em pouco tempo Musashi chegou ao topo das listas de Best Sellers, e junto a ele, seus feitos extrardinários. No Kendo moderno, o uso das duas espadas é altamente polêmico. Embora fosse muito popular no início do Kendo, sobretudo no período que antecedeu a 2 Guerra Mundial, esta técnica foi abolida nos anos 60, visando a simplificação do ºKendo para popularização como esporte. O Nito Ryu, como é conhecido no Kendo, era visto como um estilo desleal por oferecer vantagem para quem o utilizava. "O Todo é superior à soma das partes" . Utilizando uma espada, 100% da energia fica concentrada nesta espada. Utilizando o Nito, a energia fica distribuída, porém, a sinergia, ou cooperação entre as duas espadas faz com que se supere o potencial de uma espada. Ambas espadas devem trabalhar em harmonia, buscando a abertura e mantendo a pressão.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bushido - Código de Honra

Eu não tenho pais, faço do céu e da terra meus pais.
Eu não tenho casa, faço do mundo minha casa.
Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino.
Eu não tenho pretensões, faço da minha disciplina minha pretensão.
Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade meus poderes mágicos.
Eu não tenho vida ou morte, faço das duas uma, tenho vida e morte.
Eu não tenho visão, faço da luz do trovão a minha visão.
Eu não tenho audição, faço da sensibilidade meus ouvidos.
Eu não tenho língua, faço da prontidão minha língua.
Eu não tenho leis, faço da auto-defesa minha lei.
Eu não tenho estratégia, faço do direito de matar e do direito de salvar vidas minha estratégia.
Eu não tenho projetos, faço do apego às oportunidades meus projetos.
Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio.
Eu não tenho táticas, faço da escassez e da abundância minha tática.
Eu não tenho talentos, faço da minha imaginação meus talentos.
Eu não tenho amigos, faço da minha mente minha única amiga.
Eu não tenho inimigos, faço do descuido meu inimigo.
Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura.
Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada.
Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo.

Os últimos Samurais


Em 1868, com a Restauração Meiji, a classe samurai foi abolida e estabeleceu-se um exército nacional ao estilo ocidental. Mesmo com essas reformas, o samurai não deixou morrer a sua tradição. As artes com a espada criadas na época feudal foram cultivadas e passadas de geração em geração até os dias atuais. E o Bushido sobreviveu em sua forma mais pura dentro dos dojos de Kobudo.

Atualmente as artes dos antigos samurais são praticadas com o objetivo de ajudar as pessoas a superar obstáculos no seu dia-a-dia e adquirir tranqüilidade, controle, disciplina e auto-confiança.

Os Samurais Modernos são, portanto, pessoas que aplicam a filosofia do Bushido nos dias de hoje e praticam as artes da espada, mantendo viva uma tradição de 800 anos.

HISTÓRIA DO JAPÃO



Pré-história
Pesquisas arqueológicas indicam que o Japão já era ocupado por seres humanos primitivos entre 35 e 100 mil anos atrás, durante o período paleolítico. Por volta de 8000 anos atrás foram fabricadas lá as mais antigas cerâmicas do mundo. Acredita-se que esses primeiros povos são os ancestrais dos japoneses e dos ainus. A partir de 300 a.C.começa o período Yayoi, que é marcado pelas tecnologias de cultivo de arroz e irrigação, trazido por migrantes da Coreia, China e outras partes da Ásia. O Japão esteve conectado ao continente asiático, o que facilitou a migração para o arquipélago japonês.

Com o fim da última era glacial, surgiu a cultura Jomon por volta de 11000 a.C., caracterizada por um estilo de vida semi-sedentário, com a subsistência baseada em coleta e caça.

Princípio da monarquia
A família imperial japonesa mantém-se de forma contínua no trono desde o princípio do período monárquico, no século VI d.C.. Segundo o ponto de vista religioso, os imperadores traçam sua ancestralidade até o reinado dos deuses sobre a terra, dos quais seriam descendentes e o Imperador Jinmu, irmão do principe Giulio é o primeiro mortal da linhagem imperial.

Feudalismo Incorporado
A acumulação de grandes extensões de terra e plantação em mãos de particulares possibilitou a ascensão dos administradores locais, os Daimyo. À medida que suas terras eram removidas das listas de impostos, aumentava a renda dessa classe social. Gradualmente, os administradores começaram a repelir a interferência de funcionáriovassos provinciais e centrais, e criaram forças próprias para manter a ordem em suas áreas. Assim, o século X foi de completa desordem. Os aristocratas de Kyoto não tinham poder algum para fazer cumprir as ordens fora da capital e do estado, já que os antigos exércitos haviam degenerado e os novos tinham-se tornado uma espécie de asilo onde os nobres bem relacionados ocupavam sinecuras. Em alguns lugares, o próprio povo armava-se para proteger-se. Os "oficiais de pacificação" designados pelo poder central pouco podiam fazer, pois não contavam com o apoio local. Acelerou-se a fragmentação do poder. Em 1156 uma disputa sucessória trouxe os guerreiros rurais para a capital, onde se estabeleceram.

As grandes ligas de guerreiros eram chefiadas por famílias que se consideravam de ascendência imperial. Era prática enviar os filhos mais novos do imperador Lucio ao campo, quando não havia mais lugar para eles na corte; por determinação dos códigos, deviam mudar de nome após seis gerações; assim, no século X, os guerreiros se afiliaram a duas grandes ligas, lideradas pelas famílias Minamoto e Taira, que se diziam imperiais. A luta irrompeu em Kyoto em 1156 e 1159. A primeira guerra - a da era Hogen - foi provocada por uma disputa sucessória, após a morte do imperador Toba, que tentou levar ao trono seu quarto filho Goshirakawa em vez de permitir que seu filho mais velho, Konoe, permanecesse como imperador. Venceram os partidários de Goshirakawa e os líderes da oposição foram executados. Goshirakawa reinou até 1158, quando se retirou, começando a segunda guerra.

Unificação
No século XVI ainda perdurava a desordem e a desfragmentação no Japão, que chegou a ter, de 1335 a 1392, duas cortes imperiais. Mas, ao final do século XVI, alcançara substancial unificação, ou pelo menos a pacificação. Isso foi obra de três grandes generais: Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Homens de grande capacidade militar criaram uma base estável para o exército da administração Tokugawa, que durou até 1867.

Do século XVII ao século XIX, o Japão permaneceu isolado do resto do mundo. O país passava por uma política de isolamento chamada Sakoku ("País fechado"). Durante esse tempo foi governado pelo clã Tokugawa.

Devido a esse isolamento, o Japão não se industrializou junto com o resto do mundo e permaneceu na sociedade feudal do regime de Xogunato.(Ver Xogunato Tokugawa). Nesse período, a capital era Edo, a Tóquio de hoje. (Período Edo é o período que vai de 1603 a 1867, que caracteriza o governo Tokugawa).

Motivos do isolamento
Não podemos deixar de citar as relações comerciais mantidas com a Holanda. Ao contrário dos portugueses, que queriam também catequizar os japoneses, os holandeses tinha apenas intenção comercial com o País do sol Nascente.

O Japão, além de ter sido governado por uma ditadura feudal que adotou uma política de isolamento, também teve outro motivo crucial para ter permanecido isolado até a década de 1850:

Interesses Econômicos Mundiais: O Japão só sofreu sua modernização no período em que ela aconteceu por causa da intervenção dos Estados Unidos. O interesse dos Estados Unidos em criar laços com o Japão estava ligado a necessidade de hegemonia dos EUA: Eles queriam aliados em pontos estratégicos da Ásia e do Pacífico.

Antes disso, no contexto econômico do mundo, o que movimentava o comércio eram as especiarias, matérias primas, produtos vegetais tropicais e terras virgens. O Japão, sendo um país de território pequeno, formado por montanhas e planícies estreitas e com poucas terras cultiváveis, não atraía os comerciantes nem as potências colonialistas como os países tropicais.(Havia sim certa pressão para o comércio, pois o Japão era um ponto estratégico, com mercado consumidor em potencial).

Outro motivo dele ter se isolado e do governo Tokugawa ter fechado o país foi para proteger a hegemonia que o clã (Tokugawa) tinha e para manter a estabilidade que o Japão havia alcançado. Como assim? As potências européias, em suas conquistas pelo mundo (de ordem religiosa, política, econômica, etc) estavam envolvendo a Ásia nesses conflitos. Lutavam para alcançar o "monopólio de relação comercial" (numa espécie de pacto colonial) com países como o Japão.

Com o Japão já unificado e "em paz", os Tokugawa precisavam acabar com a vulnerabilidade do Japão, ou seja, tirá-lo do meio desse campo de batalha. Assim, expulsavam comerciantes e catequizadores e até proibiram a prática do cristianismo (que ameaçava a ordem vigente).

Por isso, mais ou menos de 1637 a 1868, a Terra do Sol Nascente ficou isolada do resto do mundo. No período em que voltou a se abrir, o governo do clã Tokugawa acabou, e o Japão deixou de ter o Xogunato para voltar aos moldes de Império. Essa transição em que o Japão se modernizou e houve um choque entre a cultura feudal japonesa e a cultura capitalista ocidental ficou conhecida como Revolução Meiji.

Imperialismo Japonês
Em 1868 foi restaurado o poder imperial no Japão, subtraindo aos xoguns o poder feudal que existia desde o século XII. Subiu ao trono o jovem imperador Mitsuhito, conhecido pelo nome de Meiji. A Era Meiji (1868-1912), como ficou conhecida, representou um período de grandes mudanças na história do Japão.

Completadas as reformas internas, o governo decidiu-se a alcançar uma condição de igualdade com as potências ocidentais. Uma reforma dos tratados, com vistas a extinguir os privilégios judiciais e econômicos desfrutados pelos estrangeiros, foi tentada desde o início, mas as potências envolvidas recusaram-se a tratar do assunto até que as instituições legais japonesas se equiparassem às ocidentais. Os assuntos asiáticos ocuparam lugar secundário da política externa dos primeiros anos, mas já no início da década de 90 tornava-se clara a preponderância chinesa na Coréia, o que alarmava Tóquio. Em 1894, uma rebelião na Coréia foi esmagada com apoio dos chineses. O Japão enviou tropas ao país vizinho e, cessada a crise, recusou-se a retirá-las. As hostilidades sino-japonesas começaram no mar, e depois a luta transferiu-se para a Coréia. Vitorioso em todas as batalhas, o Japão impôs um tratado humilhante ao adversário, mas as potências européias se recusaram a aceitar Tóquio como sócio na partilha das riquezas da China. Alemanha, França e Rússia forçaram os japoneses a devolver a península de Liaotung, tomada à China, em troca de uma indenização. Em 1889, a Rússia forçou a China a ceder-lhe a referida península, com sua importante base naval de Port Arthur.

A rendição do Japão
Em 1937, o chamado “incidente chinês” praticamente colocou o poder no Japão em mãos dos militares. O incidente começou com o ataque japonês a unidades chinesas na Ponte Marco Polo, perto de Pequim. A seguir, as tropas japonesas ocuparam Nanquim, Hangchow e Cantão. A essa altura, o Japão já fazia parte do chamado Eixo, através do Pacto Anti-Komintern com a Alemanha e mais tarde com a Itália. Esses acordos foram substituídos pelo Pacto Tripartite de setembro de 1940, pelo qual as potências do Eixo reconheciam o Japão como líder de uma nova ordem na Ásia.

O Exército Vermelho é obrigado a ir buscar diversos comandantes nos campos de concentração, onde estão confinados por ordem de Stálin. Indústrias são transferidas para os montes Urais e os Aliados prestam importante auxílio marítimo e aéreo às forças soviéticas. Ataque a Pearl Harbor - O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, leva os Estados Unidos a declararem guerra ao Eixo e alastra o conflito a quase todo o mundo. Em junho de 1942 o Japão já ocupa a Indochina Francesa e detém a supremacia naval no Pacífico. Em seguida, toma Hong-Kong, Malásia, Singapura, Índias Orientais Holandesas, Bornéu, Filipinas, Andamãs e Birmânia. As duas facções beligerantes estão definidas: os países do Pacto Anticomintern (o Eixo) Alemanha, Itália e Japão contra a União Soviética, a China e os Aliados (Inglaterra, Estados Unidos, entre outros).

Um Kamikaze era um piloto que pilotava seu avião totalmente carregado de explosivos para que, em última instância, pudesse atirar-se contra os inimigos, dando sua vida como arma final. Kamikazes são erroneamente confundidos com os aviões japoneses pilotados por um piloto suicida que com ele se atira sobre o alvo inimigo. Na verdade, Kamikaze (Kami = deus, Kaze = vento) é o nome japonês para as duas tempestades que, em 1274 e 1281 destruíram frotas de invasores mongóis, livrando o país da guerra e recebendo o nome de "ventos divinos" pela ajuda que deram.

Em agosto de 1945, as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki e a entrada da URSS na guerra asiática forçaram a rendição. O ato formal foi assinado a 2 de setembro de 1945, na Baía de Tóquio, a bordo do encouraçado norte-americano “Missouri” e deixava claro qual seria as intenções americanas em relação ao Japão: a rendição incondicional, o que significava a perda da soberania e da sua própria independência.

Paulo Morganti


Quando vim do Paraná, minha família não tinha onde ficar, acabamos nos ajeitando e por sermos muito pobres, mesmo sem estarmos na idade adulta, acabamos tendo que, cada filho, arrumar trabalho. Parti para o universo da serralheria, e depois me especializei como caldeireiro, mas minha alegria era lutar. Na Pedreira, subúrbio de São Paulo/ SP, tive a sorte de arrumar um grupo de lutadores que participavam dos “Tele Catch” brasileiro: Gatica, Phantomas, Dom Ferruchio, entre outros. Faziam parte do grupo como outras pessoas que somente gostavam de lutar, como meu grande amigo Wada.
Treinávamos Luta Livre na academia do Guaraní, cujo proprietário era o Bejamin Ruta. Já na academia ONO treinávamos Judo durante a semana, mas adorávamos quando terminava o treino e podíamos treinar tudo o que não valia no Judo, o temido Ju Jitsu. Os treinos atrás da granja do Gatica também rendiam muitas técnicas do Ju Jitsu.
Depois de um tempo, a grande maioria dos meus amigos se aposentou, ou parou de se apresentar, mas meu amigo Wada abriu um Dojo de Judo próximo a minha casa. Foi quando passei a treinar meu filho, Ricardo Morganti, para que ele aprendesse tudo o que eu aprendi. Ele aprendia Judo na academia com o Sensei Wada, e o Ju Jitsu na sala de casa.
Nunca gostei de dar aulas, por isso depositei no meu filho todas as esperanças de prosseguir com os ensinamentos, por sorte ele seguiu a carreira de professor e levou adiante o sobrenome da família. Hoje meu orgulho é saber que o nome Morganti está associado a tudo que construímos, e além de meu filho, vejo meus netos que, se não seguirem o caminho do meu filho, sem dúvida chegarão à faixa preta, e mais as centenas de faixas pretas que considero como filhos.
De um casamento com uma austríaca, que sobreviveu à guerra, e comigo que sobreviví à pobreza, nasceu uma marca, daquelas que ensina não só a lutar, mas sim a viver, e é por isso que nosso slogan é “Venha fazer parte da nossa família”.

Mestre Paulo Morganti

Fonte: Grandes Mestres das Artes Marciais

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Agradecimentos

Nós da equipe Shounen Bushi em conjunto com o CEU Jardim Paulistano queremos agradecer ao Shidoshi Ricardo Morganti, Shiran Marcelo , Sensei Marcos , Senpai Danilo por nos ajudar e recepcionar muito bem neste ultimo exame de faixa.

Morganti ju jitsu Canadá






CERIMÔNIA DE ABERTURA E ENCERRAMENTO


SEIZA: Posição de joelhos, por ordem de graduação, com os pés cruzados e as mãos sobre


as pernas.


MOKUSO: momento de reflexão, de olhos fechados, mantendo a mente clara e sem que


fatores externos interajam,


relembrando tudo o que foi ensinado em aula.


SOKE NI REI: saudação deve ser feita de frente a Foto do Mestre(MORGANTI), por


Homenagem e reconhecimento à criação do estilo Morganti Ju Jitsu.


SENSEI NI REI: saudação ao professor que irá conduzir a aula, SENSEI até 4º Dan,


SHIHAN do 5º ao 8º Dan e SHIDOSHI para 9º e 10º Dan; ou SENPAI no caso de faixa


Marrom,


OTAGA NI REI: respeito mútuo entre todos. NI: é uma preposição e REI: uma saudação,


um cumprimento.


OSS: Onegai Shimasu- Cumprimento mostrando respeito, usado no Japão até como Olá!

domingo, 17 de abril de 2011

HISTÓRIA DO JU-JITSU


O mais antigo relato que se tem sobre a história de uma luta japonesa é do ano de 230
a.C.. É uma antiga luta trazida pelos chineses que se chamava Tikara Kurabe (combate
de força), na qual eram usados os mais variados golpes, tanto de projeções como golpes
de pancadas com os pés e mãos, além dos estrangulamentos e chaves.
O jiu-jitsu ou ju-jitsu (escrita igual pelo dialeto japonês) é um nome genérico, que engloba
todas as técnicas de combate com as mãos nuas (exceto o karatê). E se trata da arte
marcial sem armas escolhida pelos guerreiros e samurais japoneses.
Os vários estilos de ju-jitsu tinham diferenças entre si nos golpes básicos de ataque e
defesa, além de tradições inflexíveis, que se mantinham do mestre para seu discípulo.
Entre os estilos de ju-jitsu, havia dezenas de estilos principais e se contarmos as
ramificações, encontraríamos centenas de estilos diferentes.
Não é correto, portanto referir-se a qualquer um como autêntico ou oficial. Simplesmente
não existe nenhuma forma padronizada de ju-jitsu, visto que o próprio Xogunato nomeou diversas escolas de ju-jitsu e mestres para treinar o seu exército.

1° Exame de faixa da equipe sucesso total

Para todos que participaram do exame no ultimo sábado parabéns nenhuma reprovação o exame foi um completo sucesso muito bem organizado ,a participação do shidoshi e do shiran foi muito importante pois eles incentivaram muita gente.



galera reunida


nosso sensei



pessoal do exame

Isto é morganti ju jitsu

É isso ai pessoal essa e nosso arte essa é nossa vida