quarta-feira, 22 de junho de 2011

Phra Chao Sua


A história do Muay Thai está vinculada com a história da própria Tailândia. Suas origens se confundem devido a inúmeras versões que apareceram nos livros. Dentre todas elas a mais convincente é a de que o povo chinês veio à Tailândia em busca de terra fértil e liberdade. No caminho o povo sofreu muitos ataques de bandidos e animais; e para se protegerem criaram um método de luta chamado Chupasart, o qual fazia uso de diversas armas como espadas, facas, lanças, entre outras. O treinamento da luta era imprescindível a todos para a proteção individual e da população.
Com a propagação dos ensinamentos foi criado um método de ensino, que ocasionou a fundação de uma arte marcial voltada ao combate corpo a corpo, com ênfase na utilização de golpes contundentes com os cotovelos, joelhos, pés e punhos como armas.
O método difundiu-se entre os tailandeses, sendo praticada por quase toda a população, inclusive pela realeza. Sabe-se que durante o reinado de Phra Chao Sua ou “Rei Tigre”, como era mais conhecido, a luta foi extremamente difundida na região da Tailândia, tornou-se uma arte marcial voltada ao esporte. O rei foi um dos maiores lutadores de Muay Thai da história. Sob o seu comando o Muay Thai fazia parte da preparação militar, ordenando que a luta fosse ensinada aos soldados do exército e nas escolas despertando assim um interesse maior de toda a população.
O “Rei Tigre” amou tanto o Muay Thai que lutava mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais.
Desde então o Muay Thai se tornou o esporte favorito das pessoas, como passatempo, assim como atividade obrigatória do exército e principalmente do rei. Os relatos apontam que as pessoas de todas as idades e diferentes classes sociais se reuniam em acampamentos para treinar. Com toda essa popularização Muay Thai começou a ganhar torneios em aldeias, gerando competições apostadas. Manteve-se a tradição de apostar até os dias de hoje chegando a somar grandes valores nas apostas.
Uma antiga lenda conta a história do grande lutador de Muay Thai, chamado Nhai Khon Tom, que foi capturado pelos birmaneses durante um dos motins entre os birmaneses e os tailandeses. O lutador mostrou sua bravura e os princípios dessa arte marcial quando a ele foi oferecida a liberdade caso conseguisse derrotar os lutadores birmaneses. O resultado não poderia ser diferente, foi libertado após vencer seguidamente 12 lutadores.
A popularização global do esporte veio após a Segunda Guerra Mundial, quando foi construído um espaço especial para as competições, o famoso estádio de Rajdamnern, e alguns anos depois Lumpini, que até hoje são arenas famosíssimas de boxe. Quem ganhar um título nesse espaço será um grande lutador consagrado em todo o universo das artes marciais.
Muay Thai é mais desenvolvido na Tailândia, como não poderia deixar de ser, e em diversos países como: Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coréia, Estados Unid
os e Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário