domingo, 10 de abril de 2011

Shidoshi Ricardo Morganti


Mestre Ricardo Morganti, nasceu na Pedreira, periferia de São Paulo – Capital, ônibus havia. Filho de dois guerreiros, o pai, que veio do interior do Paraná com a família toda (cinco irmãos) para a cidade grande, sem ter lugar para ficar; e sua mãe que nasceu junto com a guerra e passou os primeiros seis anos de sua vida assistindo a destruição da Áustria. Mas com o tempo as coisas foram se acertando, seus pais passaram trabalhar, o pai como caldeireiro e a mãe como cabeleireira.
Seu pai fez amizade com um grupo que lutava nos gigantes do ringue, eles treinavam nos finais de semana, sempre na casa de um deles, e durante a semana na Academia Ono, onde treinavam Judo e ao final das aulas, tudo o que não valia no Judo: o Ju Jitsu.
Quando o Mestre Ricardo Morganti ainda era uma pequena criança, passou a treinar com seu pai, da seguinte forma: todo o intervalo das novelas lutavam sem regras, na sala de casa, e durante a novela, descansavam. Por volta dos sete anos, passou a treinar na academia de um dos amigos de seu pai, o Sensei Wada, e foi lá que ele aprendeu tudo que precisava sobre regras de etiqueta marcial e disciplina. Com seu pai, tudo que o Ju Jitsu podia lhe mostrar: lutar usando tudo que é possível.
Na faculdade de Educação Física, surgiu a idéia de criar um método para escolas usando o Ju Jitsu como base, mas logo, ao abrir uma pequena academia dentro da garagem de sua casa, descobriu que aquele conhecimento poderia ser muito maior do que ele mesmo supunha, e foi com os oito primeiros alunos que nasceu o Morganti Ju Jitsu.
Em 1998 foram chamados para participar do mundial da ISJA (International Sport Ju Jitsu Association) em Vancouver, no Canadá. A equipe conseguiu com muito suor, a verba para custear a tão onerosa viajem. Durante este evento, o Morganti Ju Jitsu foi aceito na ISJA e o Mestre lugar onde nem Ricardo Morganti, eleito melhor técnico daquela competição.
Desde então, o Morganti Ju Jitsu passou de “um bando de miseráveis da Pedreira” à NBA do Ju Jitsu Mundial tornando o Brasil três vezes campeão do mundo com Mestre Ricardo Morganti assumindo a presidência da ISJA de 2000 a 2008.
Em 2009 nasceu a World Morganti Ju Jitsu Federation com o intuito de congregar todos os países que hoje possuem Morganti Ju Jitsu.
Hoje depois de formado, Mestre Ricardo Morganti recebe os louros do seu suor e da sua família, que tanto lutou pelo seu crescimento pessoal, tanto quanto pela solidificação da modalidade. “É de coração que agradeço a minha família e a todos os alunos e Senseis. Quem teme perder já está vencido”, completa Mestre Ricardo Morganti.

Fonte: Grandes Mestres das Artes Marciais

Um comentário: